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description[TUT] Funções e Explicações Básicas do SA-MP Empty[TUT] Funções e Explicações Básicas do SA-MP

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Olá povo feio ._. da FusioN

Pergunta : Como desativa aquelas setas que ficam dentro de um interior?
Resposta :

Código:


public OnGameModeInit()
{
 DisableInteriorEnterExits();
 return 1;
}


Pergunta : Como seto o nome do meu GM?
Resposta :

Código:


public OnGameModeInit()
{
 SetGameModeText("Nome Aqui");
 return 1;
}


Pergunta : Os bonecos estã correndo estranhamente o que faço?
Resposta :

Código:


public OnGameModeInit()
{
 UsePlayerPedAnims();
 return 1;
}


Pergunta : Quero fazer com que alguma coisa exploda,qual a função?
Resposta :

Código:


CreateExplosion(Float:X, Float:Y, Float:Z, type, Float:Radius);


Pergunta : Como envio uma mensagem em textdraw para "uma" pessoa?
Resposta :

Código:


GameTextForPlayer(playerid,const string[],time,style);


Pergunta : Como envio uma mensagem em textdraw para "todos"?

Código:


GameTextForAll(const string[],time,style);


Pergunta : Como crio um pickup?
Resposta :

Código:


CreatePickup(model, type, Float:X, Float:Y, Float:Z, virtualworld = 0);


Pergunta : Como Adiciono um pickup?
Resposta :

Código:


AddStaticPickup(model, type, Float:X, Float:Y, Float:Z, virtualworld = 0);


Pergunta : Como adiciono um veículo?
Resposta :

Código:


AddStaticVehicleEx(modelid, Float:spawn_x, Float:spawn_y, Float:spawn_z, Float:z_angle, color1, color2, respawn_delay);


Pergunta : Como envio uma mensagem a "todos"?
Resposta :

Código:


SendPlayerMessageToAll(senderid, const message[]);


Pergunta : Como envio uma mensagem a um player que morreu?
Resposta :

Código:


SendDeathMessage(killer,killee,weapon);


Pergunta : Como envio uma mensagem a um somente player?
Resposta :

Código:


SendPlayerMessageToPlayer(playerid, senderid, const message[]);


Pergunta : Qual a função de aparece uma mensagem a uma pessoa?
Resposta :

Código:


SendClientMessage(playerid, color, const message[]);


Pergunta : Qual a função de enviar alguma mensagem usando string?
Resposta :

Código:


format(output[], len, const format[], {Float,_}:...);


Pergunta : Qual a função para uma pessoa ser admin na RCON?
Resposta :

Código:


IsPlayerAdmin(playerid);


Pergunta : Qual a função de kickar um player?
Resposta :

Código:


Kick(playerid);


Pergunta : Qual a Função de Banir um player?
Resposta :

Código:


Ban(playerid);


Pergunta : Qual a função de banir um player com motivo?
Resposta :

Código:


native BanEx(playerid, const reason[]);


Pergunta : Como criar um menu?
Resposta :

Código:


Menu:CreateMenu(const title[], columns, Float:x, Float:y, Float:col1width, Float:col2width = 0.0);


Pergunta : Como destruir um menu criado?
Resposta :

Código:


DestroyMenu(Menu:menuid);


Pergunta : Como adicionar mensagens ao menu?
Resposta :

Código:


AddMenuItem(Menu:menuid, column, const menutext[]);


Pergunta : Qual a função de criar uma textdraw?
Resposta :

Código:


Text:TextDrawCreate(Float:x, Float:y, text[]);


Pergunta : Qual a função de destruir uma textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawDestroy(Text:text);


Pergunta : Qual a função de determinar o tamanho da letra da textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawLetterSize(Text:text, Float:x, Float:y);


Pergunta : Qual a função de determinar o tamanho do texto de uma textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawTextSize(Text:text, Float:x, Float:y);


Pergunta : Qual a função de alinhar uma textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawAlignment(Text:text, alignment);


Pergunta : Qual a função de colorir textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawColor(Text:text, color);


Pergunta : Qual a função de usar uma caixa em uma textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawUseBox(Text:text, use);


Pergunta : Qual a função de colorir a caixa da textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawBoxColor(Text:text, color);


Pergunta : Qual a função para colorir o fundo da textdraw (Background)?
Resposta :

Código:


TextDrawBackgroundColor(Text:text, color);


Pergunta : Qual a função pra determinar a fonte da textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawFont(Text:text, font);


Pergunta : Qual a função de setar a proporção da textdraw?
Resposta :

Código:


TextDrawSetProportional(Text:text, set);


Pergunta : Qual a função para criar gangzone?
Resposta :

Código:


GangZoneCreate(Float:minx, Float:miny, Float:maxx, Float:maxy);


Pergunta : Qual a função para destruir uma gangzone?
Resposta :

Código:


GangZoneDestroy(zone);


Pergunta : Qual a função para mostrar uma gangzone para o player?
Resposta :

Código:


GangZoneShowForPlayer(playerid, zone, color);


Pergunta : Qual a função para mostrar a gangzone a todos?
Resposta :

Código:


GangZoneShowForAll(zone, color);


Pergunta : Qual a função de deixar a gangzone estável para o player?
Resposta :

Código:


GangZoneHideForPlayer(playerid, zone);


Pergunta : Qual a função para deixar a gangzone estável para todos?
Resposta :

Código:


GangZoneHideForAll(zone);


Pergunta : Qual a função para deixar a gangzone piscando para o player?
Resposta :

Código:


GangZoneFlashForPlayer(playerid, zone, flashcolor);


Pergunta : Qual a função para deixar a gangzone piscando para todos?
Resposta :

Código:


GangZoneFlashForAll(zone, flashcolor);



Pergunta : Qual função é usada para deixar a gangzone parada sem piscar para o player?
Resposta :

Código:


GangZoneStopFlashForPlayer(playerid, zone);



Pergunta : Qual função é usada para deixar uma gangzone parada sem piscar para todos?
Resposta :

Código:


GangZoneStopFlashForAll(zone);



Pergunta : Como Criar textos em 3d (Global)?
Resposta :

Código:


Text3D:Create3DTextLabel(text[], color, Float:X, Float:Y, Float:Z, Float:DrawDistance, virtualworld, testLOS=0);



Pergunta : Como destruir textos em 3d (Global)?
Resposta :

Código:


Delete3DTextLabel(Text3D:id);



Pergunta : Qual função é usada para criar textos em 3d para um player?
Resposta :

Código:


PlayerText3D:CreatePlayer3DTextLabel(playerid, text[], color, Float:X, Float:Y, Float:Z, Float:DrawDistance, attachedplayer=INVALID_PLAYER_ID, attachedvehicle=INVALID_VEHICLE_ID, testLOS=0);



Pergunta : Qual função é usada para destruir textos em 3d para um player?
Resposta :

Código:


DeletePlayer3DTextLabel(playerid, PlayerText3D:id);



Pergunta : Quais as forwards padrões do SA-MP (PAWN)?
Resposta :

Código:


forward OnGameModeInit();
forward OnGameModeExit();
forward OnFilterScriptInit();
forward OnFilterScriptExit();
forward OnPlayerConnect(playerid);
forward OnPlayerDisconnect(playerid, reason);
forward OnPlayerSpawn(playerid);
forward OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason);
forward OnVehicleSpawn(vehicleid);
forward OnVehicleDeath(vehicleid, killerid);
forward OnPlayerText(playerid, text[]);
forward OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[]);
forward OnPlayerRequestClass(playerid, classid);
forward OnPlayerEnterVehicle(playerid, vehicleid, ispassenger);
forward OnPlayerExitVehicle(playerid, vehicleid);
forward OnPlayerStateChange(playerid, newstate, oldstate);
forward OnPlayerEnterCheckpoint(playerid);
forward OnPlayerLeaveCheckpoint(playerid);
forward OnPlayerEnterRaceCheckpoint(playerid);
forward OnPlayerLeaveRaceCheckpoint(playerid);
forward OnRconCommand(cmd[]);
forward OnPlayerRequestSpawn(playerid);
forward OnObjectMoved(objectid);
forward OnPlayerObjectMoved(playerid, objectid);
forward OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid);
forward OnVehicleMod(playerid, vehicleid, componentid);
forward OnEnterExitModShop(playerid, enterexit, interiorid);
forward OnVehiclePaintjob(playerid, vehicleid, paintjobid);
forward OnVehicleRespray(playerid, vehicleid, color1, color2);
forward OnVehicleDamageStatusUpdate(vehicleid, playerid);
forward OnPlayerSelectedMenuRow(playerid, row);
forward OnPlayerExitedMenu(playerid);
forward OnPlayerInteriorChange(playerid, newinteriorid, oldinteriorid);
forward OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys);
forward OnRconLoginAttempt( ip[], password[], success );
forward OnPlayerUpdate(playerid);
forward OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid);
forward OnPlayerStreamOut(playerid, forplayerid);
forward OnVehicleStreamIn(vehicleid, forplayerid);
forward OnVehicleStreamOut(vehicleid, forplayerid);
forward OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]);



Pergunta : Quais as funções de teclas?
Resposta :

Código:


// Keys
#define KEY_ACTION            (1)
#define KEY_CROUCH            (2)
#define KEY_FIRE            (4)
#define KEY_SPRINT            (8)
#define KEY_SECONDARY_ATTACK   (16)
#define KEY_JUMP            (32)
#define KEY_LOOK_RIGHT         (64)
#define KEY_HANDBRAKE         (128)
#define KEY_LOOK_LEFT         (256)
#define KEY_SUBMISSION         (512)
#define KEY_LOOK_BEHIND         (512)
#define KEY_WALK            (1024)
#define KEY_ANALOG_UP         (2048)
#define KEY_ANALOG_DOWN         (4096)
#define KEY_ANALOG_LEFT         (8192)
#define KEY_ANALOG_RIGHT      (16384)

#define KEY_UP               (-128)
#define KEY_DOWN            (128)
#define KEY_LEFT            (-128)
#define KEY_RIGHT            (128)



Pergunta : Quais as armas presentes e seus ids?
Resposta :

Código:



// Weapons
#define WEAPON_BRASSKNUCKLE            (1)
#define WEAPON_GOLFCLUB               (2)
#define WEAPON_NITESTICK            (3)
#define WEAPON_KNIFE               (4)
#define WEAPON_BAT                  (5)
#define WEAPON_SHOVEL               (6)
#define WEAPON_POOLSTICK            (7)
#define WEAPON_KATANA               (8)
#define WEAPON_CHAINSAW               (9)
#define WEAPON_DILDO               (10)
#define WEAPON_DILDO2               (11)
#define WEAPON_VIBRATOR               (12)
#define WEAPON_VIBRATOR2            (13)
#define WEAPON_FLOWER               (14)
#define WEAPON_CANE                  (15)
#define WEAPON_GRENADE               (16)
#define WEAPON_TEARGAS               (17)
#define WEAPON_MOLTOV               (18)
#define WEAPON_COLT45               (22)
#define WEAPON_SILENCED               (23)
#define WEAPON_DEAGLE               (24)
#define WEAPON_SHOTGUN               (25)
#define WEAPON_SAWEDOFF               (26)
#define WEAPON_SHOTGSPA               (27)
#define WEAPON_UZI                  (28)
#define WEAPON_MP5                  (29)
#define WEAPON_AK47                  (30)
#define WEAPON_M4                  (31)
#define WEAPON_TEC9                  (32)
#define WEAPON_RIFLE               (33)
#define WEAPON_SNIPER               (34)
#define WEAPON_ROCKETLAUNCHER         (35)
#define WEAPON_HEATSEEKER            (36)
#define WEAPON_FLAMETHROWER            (37)
#define WEAPON_MINIGUN               (38)
#define WEAPON_SATCHEL               (39)
#define WEAPON_BOMB                  (40)
#define WEAPON_SPRAYCAN               (41)
#define WEAPON_FIREEXTINGUISHER         (42)
#define WEAPON_CAMERA               (43)
#define WEAPON_PARACHUTE            (46)
#define WEAPON_VEHICLE               (49)
#define WEAPON_DROWN               (53)
#define WEAPON_COLLISION            (54)



Pergunta : Quais as funções usadas dentro de um ou mais veículos?
Resposta :

Código:


// States
#define PLAYER_STATE_NONE                  (0)
#define PLAYER_STATE_ONFOOT                  (1)
#define PLAYER_STATE_DRIVER                  (2)
#define PLAYER_STATE_PASSENGER               (3)
#define PLAYER_STATE_EXIT_VEHICLE            (4) // (used internally)
#define PLAYER_STATE_ENTER_VEHICLE_DRIVER      (5) // (used internally)
#define PLAYER_STATE_ENTER_VEHICLE_PASSENGER   (6) // (used internally)
#define PLAYER_STATE_WASTED                  (7)
#define PLAYER_STATE_SPAWNED               (8)
#define PLAYER_STATE_SPECTATING               (9)



Pergunta : Quais os tipos de dialogs padrões?
Resposta :

Código:


#define DIALOG_STYLE_MSGBOX      0
#define DIALOG_STYLE_INPUT      1
#define DIALOG_STYLE_LIST      2


Pergunta : Qual a função de conectar um NPC/BOT ao servidor?
Resposta :

Código:


ConnectNPC(name[], script[]);


Pergunta : Qual a função define o player como NPC?
Resposta :

Código:


IsPlayerNPC(playerid);


Pergunta : Como limitar o chat a uma certa distância?
Resposta :

Código:


LimitGlobalChatRadius(Float:chat_radius);


Pergunta : Como limitar o player de ver uma marca a uma certa distância?
Resposta :

Código:


LimitPlayerMarkerRadius(Float:marker_radius);


Pergunta : Qual a função de setar o clima?
Resposta :

Código:


SetWeather(weatherid);


Pergunta : Qual a função seta a gravidade?
Resposta :

Código:


SetGravity(Float:gravity);


Pergunta : Qual a função de desativar o GPS dos players no mapa?
Resposta:

Código:


ShowPlayerMarkers(0);


Pergunta : Qual a função de setar a hora do servidor?
Resposta:

Código:


SetWorldTime(hour);


Pergunta : Qual função pegar o nome da arma do player?
Resposta :

Código:


GetWeaponName(weaponid, const weapon[], len);


Pergunta : Qual função faz uma contagem para executar uma ação?
Resposta :

Código:


SetTimer(funcname[], interval, repeating);



Pergunta : Qual função faz uma contagem para executar uma public?
Resposta :

Código:


SetTimerEx(funcname[], interval, repeating, const format[], {Float,_}:...);



Pergunta : Quais os limites das funções?
Resposta :

Código:


// Limits and internal constants
#define MAX_PLAYER_NAME                     (24)
#define MAX_PLAYERS                        (500)
#define MAX_VEHICLES                     (2000)
#define INVALID_PLAYER_ID                  (0xFFFF)
#define INVALID_VEHICLE_ID                  (0xFFFF)
#define NO_TEAM                           (255)
#define MAX_OBJECTS                        (400)
#define INVALID_OBJECT_ID                  (0xFFFF)
#define MAX_GANG_ZONES                     (1024)
#define MAX_TEXT_DRAWS                     (2048)
#define MAX_MENUS                        (128)
#define MAX_3DTEXT_GLOBAL                  (1024)
#define MAX_3DTEXT_PLAYER                  (1024)
#define MAX_PICKUPS                        (2048)
#define INVALID_MENU                     (0xFF)
#define INVALID_TEXT_DRAW                  (0xFFFF)
#define INVALID_GANG_ZONE                  (-1)
#define INVALID_3DTEXT_ID                  (0xFFFF)




Pergunta : Qual função que pega o máximo de players?
Resposta :

Código:


GetMaxPlayers();





Dúvidas?
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MSN: shickcard@hotmail.com
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